Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Remover o Pen Drive sem segurança estraga o dispositivo?

Muita gente acha que o Pen Drive é um dispositivo móvel simples, como um celular comum e barato, e não têm os devidos cuidados que deveria ter.

Chegou a hora de abrir os seus olhos!

Apesar de serem dispositivos móveis bem simples, os Pen Drives são também muito delicados. A sua remoção “bruta” pode ocasionar muitos danos que podem ser desde lentidão na operação de transferência de dados à queima do dispositivo ou da porta USB.

Para remover o seu Pen Drive com segurança, faça o seguinte:
  • Siga com o mouse até o canto inferior direito da sua barra de tarefas;
  • Clique no botão “Mostrar ícones ocultos” (talvez não precise clicar nele se o próximo ícone já estiver à amostra) e procure pelo ícone “Remover hardware com segurança”;

  • Dê um clique rápido e mova o seu mouse para a região central da Área de trabalho;
  • Irá surgir um menu listando todos os seus dispositivos removíveis conectados ao PC. Clique no que possui a letra referente ao seu Pen Drive – ex.: “Remover USB Mass Storage Device – Drive(E:) com segurança”;
  • Espere aparecer um balãozinho com a mensagem “O hardware já pode ser removido com segurança” e após ele aparecer você já pode retirar o seu Pen Drive com a certeza de que não haverá nenhum problema.

Podem ocorrer algumas vezes em que você tentará removê-lo com segurança e aparecerá uma mensagem informando que o dispositivo não poderá ser removido devido algum programa ainda estar acessando-o, quando isso ocorrer, você deverá encerrar todos os programas abertos e tentar removê-lo novamente. Se ainda assim, depois de encerrar tudo, ainda aparecer a danada da mensagem, não se extresse e puxe ele de uma vez, siga essas outras instruções:
  • Clique no menu “Iniciar” e escolha a opção “Fazer logoff”;

  • Irá abrir uma janelinha parecida com a de quando você vai desligar o PC. Nessa janela escolha a opção “Fazer logoff”;

Nessa hora o Windows será encerrado, mas o PC não será desligado, você irá voltar para a Tela de escolha do usuário. Agora clique no seu usuário e, assim que o Windows iniciar novamente, remova o seu Pen Drive de forma segura.

Caso você esteja muito apressado e sem paciência, lhe aconselho a, pelo menos, desligar o PC ainda com o Pen Drive conectado e depois que ele estiver completamente desligado você o remove. Mas o ideal é que você remova de forma segura como foi demonstrado anteriormente.

Espero ter tirado pelo menos parte de suas dúvidas em relação a esse assunto.

Se quiser mais informações sobre a remoção de Pen Drives, dê uma olhada num artigo que encontrei clicando aqui. É realmente muito bom.

Bom Proveito!

Um comentário:

  1. Isso é um mito! A voltagem na porta USB é muito baixa... 5V apenas! A própria documentação técnica da USB especifica que estes dispositivos obrigatoriamente têm de ser Hot Swap, ou seja, podem ser removidos a qualquer momento.

    Inclusive a Microsoft configurou por padrão a diretiva no Windows para a remoção rápida, visando respeitar essas normas técnicas!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Gostou da postagem?
Não gostou?

Deixe seu comentário!
Contribua com a melhora do blog.

Procure preencher o seu nome para que todos possam reconhecer o que você está comentando.