Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Saiba limpar seu PC inteiro sem ter medo

Encontrei um artigo muito bom que fala sobre limpeza no seu PC, um tema muito importante, na minha opinião.

Após ler o artigo inteiro, gostei muito do seu conteúdo, mas achei o artigo muito extenso.

Resumindo o artigo original, aqui começam as dicas:

Para que tudo funcione corretamente, você deve se certificar que está tudo limpo.

Mas antes de começar a abrir tudo e espanar, siga estas recomendações:
  1. Desligue o computador e o retire da tomada;
  2. Nunca use água para limpar o gabinete por dentro;
  3. Nunca retire as teclas de um notebook;
  4. Lembre-se de que a maior parte dos componentes do computador é sensível, logo, seja delicado para não prejudicar o funcionamento de sua máquina.

Com todos os cuidados tomados, vamos ao material.

Material necessário

Essa é uma lista completa do que você precisará para uma limpeza profunda do seu PC.
  • Ao menos três panos diferentes (sem fiapos);
  • Cotonetes;
  • Palito de dentes;
  • Detergente;
  • Água;
  • Aspirador de pó;
  • Pincel de cabo longo e cerdas macias;
  • Secador de cabelos com ar frio;
  • Folha de jornal;
  • Chave de fendas;
  • Pinça;
  • Algodão;
  • Lata de ar comprimido (se possível).

E agora com o material em mãos, mãos à obra!

Teclado

Basicamente você tem que remover a sujeira que cai atrás das teclas e retirar a sujeira que fica grudada por causa da oleosidade dos dedos.

Às vezes, as sujeiras se acumulam embaixo das teclas, nesse caso você terá de retirar as teclas, com o cuidado para que saiba colocar de volta depois, e limpar toda a área.

Mouse

Algumas vezes você vai notar que seu mouse vai estar com uma difícil movimentação. Isso acontece por causa do acúmulo de sujeira (tanto nos de bolinha quanto nos ópticos), essa sujeira precisa ser removida.

Cabos Externos

Limpeza mais simples e menos trabalhosa, pois basta umedecer levemente um pano em uma mistura de um pouco de detergente com água, passar nos cabos e depois secá-los com um pano seco. Cuidado com as partes metálicas dos cabos.

Monitor

Independente do tipo de monitor que você usa (seja ele daqueles “antigos” ou de LCD), deve-se ter bastante cuidado ao limpar a tela dele, logo, escolha bem o tipo de pano a ser usado para evitar riscá-la.

Escolha um pano macio para limpar ou até mesmo algodão para limpar a tela. Para toda a “carcaça” use um pano umedecido com a mistura de água e detergente e depois seque com outro pano.

Gabinete

Essa é a área que armazena todos os componentes vitais para um bom funcionamento do seu PC.

Vamos dividir essa limpeza em duas partes:

  • Exterior
Desencaixe todos os cabos e use um aspirador de pó para aspirar a sujeira das entradas de ar do gabinete. Agora passe um pano umedecido com a mistura água-detergente no restante do gabinete, tomando cuidado para não deixar qualquer gota cair pelas entradas de ar.

Depois, tire o excesso de detergente com outro pano umedecido somente com água e seque-o com um outro pano. Em certos lugares (como ao redor do botão de liga/desliga) você pode usar um cotonete para limpar, pelo fato de ser uma área mais estreita.

  • Interior
A limpeza dessa região é a mais importante, pois o desempenho do computador pode ficar comprometido devido ao superaquecimento provocado pelo mal funcionamento dos sistemas de refrigeração interna do gabinete.

O funcionamento incorreto de tal sistema geralmente pode ser devido à vida útil do equipamento ter chegado ao fim, ou então ao fato de muita sujeira ter sido acumulada nas ventoinhas, impedindo assim que elas girem o suficiente para evitar o aquecimento excessivo do computador.

Tome muito cuidado com os componentes eletrônicos (basicamente todas as partes metálicas) que ficam dentro do gabinete (não passe pano neles!), pois qualquer acidente, por menor que seja, pode prejudicar seu computador.

Use o pincel para varrer, delicadamente, a sujeira das partes onde o aspirador de pó não alcança, até uma área que ele a alcance. Com o bico fino do aspirador, aspire a sujeira do cooler - “o ventiladorzinho”. Todas as entradas de ar e a sujeira que foi varrida devem ser aspiradas.

Use um pano seco para tirar o pó dos fios de dentro do gabinete e para remover a sujeira que resistiu ao aspirador de pó e ao pincel.

Pronto! Seu computador já está limpinho!

Bom proveito!

Artigo original:
http://www.baixaki.com.br/info/1260-como-limpar-inteiramente-um-computador-sem-ter-medo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Gostou da postagem?
Não gostou?

Deixe seu comentário!
Contribua com a melhora do blog.

Procure preencher o seu nome para que todos possam reconhecer o que você está comentando.