Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Como personalizar o fundo de uma pasta no Windows XP

Acredito que muita gente já tenha visto, mas não sabe como é feito.

Saiba como colocar a imagem que quiser como fundo das suas pastas no Windows XP (Obs.: não sei se funciona em outros sistemas. Só utilizo o Windows XP, pois acredito ser a melhor versão até agora).

A postagem é meio grande, mas o processo é simples. Só escrevi muito para deixar bem explicado e qualquer um ser capaz de fazer.

Vamos ao que interessa!

Primeiro de tudo, você tem que saber a resolução da sua tela. Para isso, clique com o botão direito do mouse em uma área livre da sua Área de trabalho e escolha a opção “Propriedades”. Siga para a guia “Configurações” e verifique (veja a figura).

A importância de você saber a resolução da sua tela, é para que você não escolha uma imagem maior que ela, caso contrário, sua imagem não será toda exibida no fundo da pasta.

É importante também que não seja uma imagem bem definida ou muito escura, pois vai esconder os ícones da pasta. Observe a primeira imagem deste artigo para ter uma idéia de como deve ser a sua imagem.

Agora para garantir que o código vai dar certo, abra a pasta que deseja colocar a imagem, vá até o menu “Ferramentas”, e siga para “Opções de pasta...”. Na caixa de diálogo “Opções de pasta”, clique na guia “Modo de exibição” e em “Configurações avançadas” marque a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos” e desmarque as opções “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)” – ao desmarcar essa opção, será exibida uma caixa de confirmação. Clique em “Sim” e “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”.

Só é preciso mais uma coisa. Verifique se na sua pasta já contém um arquivo com o nome “Desktop.ini”, caso não haja, clique com o botão direito do mouse em uma área livre da sua pasta e escolha a opção “Personalizar esta pasta...” e, na janela que se abrir, clique em “Alterar ícone...”.

Se quiser trocar o ícone da sua pasta também pode trocar por aqui.

Escolha o ícone que desejar e clique em “OK”. Se não quiser alterar o ícone padrão, escolha o primeiro ícone da esquerda na última linha. Com isso o arquivo “Desktop.ini” será exibido na sua pasta.

Certifique-se de que a imagem esteja na pasta que deseja alterar o fundo.

Tendo escolhido uma boa imagem e as configurações acima executadas, vamos ao código!

Dê um clique duplo no arquivo “Desktop.ini” e logo abaixo do que tiver escrito nele, ... (algo como o que está na imagem abaixo):

... coloque esse código:

[ExtShellFolderViews]
{BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}={BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}
[{BE098140-A513-11D0-A3A4-00C04FD706EC}]
IconArea_Image=imagem.jpg

No lugar de imagem.jpg, escreva o nome da sua imagem juntamente com a extensão - .jpg, .bmp, .png, etc.
Ex.: fundo.jpg

Após isso, feche a janela do “Desktop.ini” e clique em “Sim” na caixa que vai aparecer.

Para ver se fundo que você escolheu realmente ficou bom, clique com o botão direito do mouse em uma área livre da sua pasta e escolha a opção “Atualizar”.

Caso não goste, basta ir ao arquivo “Desktop.ini” e alterar o nome da imagem por outra que você achar que fica melhor. Se não quiser mais personalizar o fundo da pasta, basta deletar o arquivo “Desktop.ini”.

Recomendo desfazer as configurações na caixa "Opções de pasta" depois de colocar o fundo que queria. Só para garantir que você não apague acidentalmente algum arquivo de configuração do sistema!

Pronto!

Ufa!

Como disse antes, meio grande, mas é fácil!

Bom proveito!

3 comentários:

  1. Pow. cara gostei muito valew mesmo eu tava querendo isso a muuuuito tempo muito pbrigado

    ResponderExcluir
  2. Mais um sonho realizado, agora só falta eu ficar Rico =)

    ResponderExcluir
  3. eu não estou achando essa "ferramentas" no meu pc D:

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Gostou da postagem?
Não gostou?

Deixe seu comentário!
Contribua com a melhora do blog.

Procure preencher o seu nome para que todos possam reconhecer o que você está comentando.