Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os robôs invadiram Curitiba! Robotec Fair 2009

Estou um pouco atrasado mas, mesmo assim, resolvi fazer essa postagem pois achei muito interessante para os fãs de robótica e tecnologia.

A Robotec Fair 2009 - Feira Internacional de Robótica e Tecnologia - aconteceu nos dias 21 a 25 de Outubro no Parque Barigui, em Curitiba, Paraná.

A Robotec Fair é a maior feira de tecnologia da America do Sul.

Confira mais informações sobre a feira no site oficial:
http://www.robotecfair.com.br/

Dentre as principais atrações da feira tivemos:

Actróide DER: Um robô humanóide, similar à forma humana, um exemplo pioneiro de ficção científica desenvolvido e fabricado pela companhia japonesa Kokoro Ltda. A Actróide é um dos robôs andróides mais completos e modernos do mundo;

Robô NAO: O NAO é um robô humanóide fabricado pela empresa francesa Aldebaran Robotics, que funciona através da conexão Wi-Fi e tem 55 centímetros de altura.
Ele é equipado com sistema de reconhecimento de voz, câmera de vídeo e suas mãos são capazes de manipular objetos;

RobôCar: O Robocar é um carro que se transforma em um robô com 6 metros de altura e sua transformação é acompanhada de efeitos especiais.
Uma trilha sonora, sincronizada com os movimentos, é executada durante a transformação. O sistema eletromecânico é acionado automaticamente realizando a abertura lateral do veículo.
Em seguida, a elevação do equipamento começa a caracterizar um robô gigante com pernas, pés, braços e cabeça;

Robôs Humanóides Japoneses: Quatro robôs japoneses – Afuro, Tokotokomaru e dois KHR - foram uma das atrações para o grande público da Robotec Fair 2009 – Feira Internacional de Robótica e Tecnologia. Os robôs fizeram duas apresentações por dia, de 30 minutos cada, em shows voltados para crianças e estudantes, mas capazes de atrair uma multidão. Esta foi a primeira apresentação dos robôs no Brasil;

Jardim Robótico: O Jardim Robótico é uma obra de arte-tecnologia assinada pelo Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões, pesquisador do Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (GASI) da UNESP, concebida para se relacionar com o público. Versões robóticas das entidades usualmente presentes nos jardins biológicos - flores, árvores, insetos, etc. - foram concebidos para coexistir em um ambiente e, como qualquer ser vivo, para interagir com quem estiver presente. As obras respondem a estímulos de diferentes naturezas (visual, táctil, iluminação, presença, etc.) e exibem comportamentos próprios quando, por exemplo, um expectador se aproxima, ou de acordo com a hora do dia em que a exposição é visitada. As obras utilizam elementos no limiar da tecnologia disponível para remeter o público a um ambiente instigante e imaginário. Segundo o autor, "a obra discute os avanços da sociedade tecnológica e utiliza seus próprios elementos para questionar o lugar que a tecnologia tem ocupado na sociedade contemporânea". É uma obra inédita e pioneira no Brasil concebida exclusivamente para ser apresentada na ROBOTEC FAIR 2009.

Eu reuni alguns vídeos interessantes para que você veja um pouco do que rolou na feira:

A Propaganda

Actróide DER

Robô NAO

Robô NAO dançando na feira

RobôCar o Transformer

Tokotokomaru & Afuro

Jardim Robótico


Bom proveito!